quinta-feira, janeiro 27, 2011


Vamos falar sobre : Roer Unhas !

0
.Não,eu não pirei e vim falar bem de roer unhas,e sim explicar o quanto isso pode ser ruim para uma pessoa.
.Já aviso que o post está comprido,mas peço que leiam.
.Onicofagia é o termo médico usado para se referir ao hábito de roer unhas.Mas quem pensa que isso é só frescura,está MUITO enganado.Esse hábito pode significar nervosismo,tédio,fome e até disturbios mentais e comportamentais!

.Em geral,essa doença se manifesta por volta de 4 a 5 anos,quando ocorrem mudanças psicológicas na criança.O hábito também costuma se manifestar na adolescência,também devido a mudanças psicológicas,e roer unhas pode machucar você e até te causar uma doença,pois as unhas machucadas são uma porta para a entrada de fungos,bactérias e até vírus para o seu corpo,além de ao colocar a mão na boca,você estará ingerindo milhões de microorganismos que também podem causar uma doença.
 Alguns dos motivos que leva uma pessoa a roer unhas são: perturbação persistente no ambiente familiar;dificuldade em controlar os impulsos;este comportamento também pode ser fruto de um mau sentimento reprimido, alguma frustração pessoal;o ato de roer as unhas até sangrarem pode ser considerado um distúrbio conhecido como masoquismo (prazer por se auto-mutilar); nervosismo, tensão e estresses em geral são as causas para este comportamento.
A onicofagia em geral desaparece com o tempo se não for estimulada,mas se a causa for um problema psicológico,a pessoa precisará de ajuda especializada para abandonar o hábito.Portanto,se você roe unhas,procure saber o porquê,isso vai te ajudar a abandonar o hábito.
Em resumo,é isso.Agora vou contar como eu consegui parar com esse vício.Sim! Eu fui roedora desde os 8 anos de idade,e só agora eu percebo o quanto isso foi ruim pra mim.
Minhas unhas viviam curtésimas,desniveladas,fracas e sem formato definifo,já que eu roía até onde dava,e minhas cutículas chegavam a infeccionar.Todo mundo queria que eu parasse,e tentaram de tudo : bases amargas e até dar tapas  na minha mão,mas nada adiantou;JJá era involuntário pra mim,eu começava a roer e nem percebia.No começo do ano passado li uma matéria sobre onicofagia no Nosso Vício.Aí eu me toquei ,e decidi que ia parar.Comecei a pintar as unhas toda semana e sempre quis ter unhas grandes,aí deu aloka e decidi que iria deixar elas crescerem,comprei uma base fortaceledora e comecei a passar sempre.Aí elas foram crescendo aos poucos,até ficarem do tamanho que estão hoje,mas por causa da mania de roer,minhas unhas crescem curvadas,e minhas cutículas crescem irregulares,por mais que eu tente não tirá-las,acabo não tendo opção,pq crescem mt feias.E hoje eu tô aqui ! Não posso dizer que minhas unhas são liiindas,mas posso dizer que com um pouquinho de esforço e força de vontade,qualquer um consegue parar de roer as unhas.

Espero ter ajudado :)

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem à vontade.Críticas,elogios,sugestões,dúvidas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...